DEUS arrisca!

"E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma: e serás rei sobre Israel. E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez David, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a David, e te darei Israel." (1Rs 11:37-38)

Essa passagem bíblica se refere ao chamado d Jeroboão para ser rei d Israel. Ela é um exemplo entre muitos q aparecem na Bíblia onde DEUS chama uma pessoa para certo fim, sem exigir condições prévias, sem requerer qualificação. Promete a essa pessoa q a acompanhará, q a protegerá, q lhe mostrará o q fazer e lhe dará bom êxito – q a abençoará – desde q ela se mantenha fiel ao próprio DEUS e as suas instruções.

DEUS arrisca então um fracasso d toda a empreitada se a pessoa naum cumprir sua parte. Como outros exemplos podemos citar o rei Saul e o discípulo Judas Iscariotes. Do mesmo modo q Jeroboão, eles começaram bem pela graça d DEUS q os chamou e acabaram da pior maneira possível: Jeroboão entrou para a história como "o homem q fez Israel pecar"; Saul suicidou-se; Judas traiu JESUS e tb se suicidou.
É verdade q nem sempre a tragédia se completou. Houve outros q se recuperaram depois da queda: Abrão (fugiu para o Egito), Davi (adultério, homicídio), Pedro (negou JESUS) e o próprio povo d Israel. Todos eles porém falharam diante d DEUS.

Poderíamos perguntar: pq DEUS naum seleciona melhor sua gente? Ou pq naum a prepara melhor? Se DEUS naum agisse dessa forma, a mim e a vc ELE certamente naum teria escolhido para viver com ELE. Mas ELE se arrisca conosco: é a nossa chance! A diferença entre aqueles q se perderam e os q se recuperaram está naquela única condição q DEUS nos impôs: fidelidade. Errar, mas sempre arrepender-se e voltar a DEUS. Portanto naum fuja d DEUS – do restante Sua graça cuidará!

"O q se requer desses encarregados é q sejam fiéis." (1Co 4:2)

0 comentários:

Postar um comentário